Apresentarei como eram as camisas de futebol desde os anos 60 até hoje em dia e quão grande são as diferenças entre elas.
Anos 60
No começo dos ano 60, os decotes carecas começaram a substituir as golas V. As camisas na Inglaterra e no continente foram se tornando mais leves e apertadas e novamente surgiram as mangas longas. Camisas de cor sólida, que refletiam a estética elegante da década de 1960 tornaram-se moda. Cores sólidas eram mais ousadas e ficavam melhor sob os holofotes que hoje estão presentes na maioria dos estádios. Camisas listradas e com arcos desapareceram dos campos durante a década de 1960. Durante essa época, as equipes usavam camisas e shorts da mesma cor.
Anos 70
Passando dos anos 60 para os 70, o diferente logotipo com 3 listras do fabricante alemão Adidas se tornou comum nas mangas das primeiras camisas de futebol europeias e, mais tarde, inglesas. Por volta de 1970, muitas equipes começaram a voltar para um modelo mais moderno, e assumiram suas cores tradicionais. Listras e aros estavam de volta, embora em variações modernas mais elegantes. E, como quase todos os outros lugares em 1970, em campo, os colarinhos ficaram maiores. Em 1979, o time de Liverpool foi o primeiro na Inglaterra a vender espaço publicitário na parte da frente de sua camisa. Outros clubes do país e do continente rapidamente seguiram o exemplo.
Anos 80
Ao longo das décadas de 80 e 90, a camisa de futebol tornou-se cada vez mais o domínio do mercantilismo. A publicidade comercial na parte da frente das camisas de futebol é universalmente aceita e muitas vezes aparece até mesmo nas cópias. Atualmente uma camisa de futebol tem o logotipo do patrocinador, do fabricante, da equipe, o nome do jogador e número, todos competindo por espaço. O único time grande no mundo que não vende o espaço na frente de suas camisas para os anunciantes é o espanhol, Barcelona, que em vez disso doa esse espaço para a Unicef. Camisas de futebol modernas são agora todas feitas de poliéster leve de "performance". Como camisas réplicas tornaram-se mais populares com os fãs, os projetos foram alterados para refletir isso. Não é mais suficiente a camisa ficar bem apenas com shorts em campo. Estes dias tem que combinar também com o jeans na rua.
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