quarta-feira, 3 de setembro de 2014

A camisa de futebol

  Apresentarei como eram as camisas de futebol desde os anos 60 até hoje em dia e quão grande são as diferenças entre elas. 
Anos 60

  No começo dos ano 60, os decotes carecas começaram a substituir as golas V. As camisas na Inglaterra e no continente foram se tornando mais leves e apertadas e novamente surgiram as mangas longas. Camisas de cor sólida, que refletiam a estética elegante da década de 1960 tornaram-se moda. Cores sólidas eram mais ousadas ​​e ficavam melhor sob os holofotes que hoje estão presentes na maioria dos estádios. Camisas listradas e com arcos desapareceram dos campos durante a década de 1960. Durante essa época, as equipes usavam camisas e shorts da mesma cor.


Anos 70

Passando dos anos 60 para os 70, o diferente logotipo com 3 listras do fabricante alemão Adidas se tornou comum nas mangas das primeiras camisas de futebol europeias e, mais tarde, inglesas. Por volta de 1970, muitas equipes começaram a voltar para um modelo mais moderno, e assumiram suas cores tradicionais. Listras e aros estavam de volta, embora em variações modernas mais elegantes. E, como quase todos os outros lugares em 1970, em campo, os colarinhos ficaram maiores. Em 1979, o time de Liverpool foi o primeiro na Inglaterra a vender espaço publicitário na parte da frente de sua camisa. Outros clubes do país e do continente rapidamente seguiram o exemplo.


Anos 80


Por alguns anos, as emissoras se recusaram a mostrar os jogos de times com marcas nas camisas. No entanto, em 1983 cederam, e aí surgiu a camisa da era do marketing. Adidas, Puma, Kappa, Le Coq Sportif, Umbro e, mais tarde, uma marca americana nova chamada Nike, começaram a fabricar camisas para as equipes ao redor do mundo. Consequentemente, o logotipo de uma dessas empresas é visto na camisa de quase todos os jogadores profissionais de futebol no mundo. No final dos anos 80 as camisas tinham os novos tecidos, que eram muito finos e leves — alguns como poliéster "performance" tornaram-se amplamente disponíveis. Os times começaram a fazer mangas curtas e longas permitindo que os jogadores escolhessem com qual iriam jogar no dia.


A partir dos anos 90 


Ao longo das décadas de 80 e 90, a camisa de futebol tornou-se cada vez mais o domínio do mercantilismo. A publicidade comercial na parte da frente das camisas de futebol é universalmente aceita e muitas vezes aparece até mesmo nas cópias. Atualmente uma camisa de futebol tem o logotipo do patrocinador, do fabricante, da equipe, o nome do jogador e número, todos competindo por espaço. O único time grande no mundo que não vende o espaço na frente de suas camisas para os anunciantes é o espanhol, Barcelona, que em vez disso doa esse espaço para a Unicef. Camisas de futebol modernas são agora todas feitas de poliéster leve de "performance". Como camisas réplicas tornaram-se mais populares com os fãs, os projetos foram alterados para refletir isso. Não é mais suficiente a camisa ficar bem apenas com shorts em campo. Estes dias tem que combinar também com o jeans na rua.

Fonte: http://www.ehow.com.br/historia-camisa-futebol-sobre_8251/



x

Nenhum comentário:

Postar um comentário